Brasil

O Cheiro do Ralo
(2006)
Quincas Berro D'água
(2010)
Abril Despedaçado
(2001)
Estômago
(2007)
Deus e o Diabo na
Terra do Sol (1964)
Reflexões de um
Liquidificador (2010)
O Cangaceiro
(1953)

Que horas ela Volta?
(2015)

A Febre do Rato
(2012)
Nise: O Coração da
Loucura (2016)
O Dragão da Maldade Contra
o Santo Guerreiro (1969)
o Silêncio do Céu
(2016)

Elena
(2012)

21 comentários :

  1. "Que horas ela volta" revela um forte constraste entre as visões de "normalidade" de duas gerações. Com atuação fabulosa de Regina Casé, o filme consegue deixar seu legado e apresentar aos brasileiros uma realidade que já a algum tempo ocorre e os sudestinos" simplesmente ignorar: parte dos migrantes nordestinos, que chega a SP, possui base de formação exemplar intelectualmente falando e compete em pé de igualdade por vagas universitárias com a suposta "elite" paulista que tanto os preconceitua... Site muito bem organizado, obrigado. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E do que adianta a menina ter formação e conseguir competir em igualdade se ela era uma mal educada e não sabia se comportar? E o roteiro apresenta uma visão muito romântica. É claro que por ser originário do nordeste não quer dizer que não tenha condições de competir. Tem condições sim e não há necessidade nenhuma de comparar para depois colocar alguém em posição superior.Mas não é por ser do nordeste que agora é superior. O filme quer forçar uma situação de maneira figurada e truculenta. É uma figuração da realidade adaptada ao momento da derrubada do partido político que abraça esse tipo de raciocínio.

      Excluir
    2. Entendo o que quer dizer mas discordo, se recusar a ser tratada como lixo e não saber se comportar são coisas diferentes e sim um nordestino tem de fato a mesma capacidade de qualquer um mas como muitas pessoas em nosso país pensa diferente é importante sim que o filme aborde da forma como fez. Grande abraço

      Excluir
    3. Em viagem pelo nordeste, surpreendi-me com o apreço votado à cultura por parte do homem comum do nordeste, muito acima da média do restante do Brasil e não se trata, no caso de formação para o mercado de trabalho, mas cultura, pura e simplesmente; isso explicaria a competitividade do nordestino nas lides intelectuais.
      A julgar pelo texto, é perceptível que Anônimo nutre preconceito e ressentimento contra nordestinos, talvez por estes preferirem o partido que ele não.

      Excluir
    4. Desculpa me intrometer, mas estes comentários... Pra começo de conversa(geografia básica), a Região Nordeste é composta de vários estados distintos. E em todos estes estados (assim como no resto do país)a economia varia (Em Recife temos os ricos, os muito ricos, os abastados, os remediados, os pobres, os paupérrimos tanto quanto em qualquer outro lugar do país). Temos pessoas que tem bom acesso à educação e outras que não possuem isso. Em Recife, temos características bem específicas e fazemos questão de que seja assim. Não queremos ser de outro lugar e também não queremos ser confundidos com outros estados. Cada estado do Nordeste é único. E sinceramente aqui ninguém tá ligando para o que o "sulista" pensa. Estamos na era da internet, a informação está ao alcance de qualquer indivíduo. É de fato uma discussão infrutífera vocês falarem do que desconhecem ou só viram de passagem. Luz e harmonia aew pra vocês.

      Excluir
  2. Adorei a anarqui-comédia a Fedre do Rato. O que há melhor do underground tupiniquim

    ResponderExcluir
  3. Põe "Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois" tem a cara do blog esse filme

    ResponderExcluir
  4. Ótimos filmes nacionais foram lançados recentemente. Por favor postem Ponto Zero, Ausência e A História da Humanidade, se possível. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. O cinema nacional possui uma genialidade e desenvoltura, ainda que evidenciado por alguns, não é tão apreçado como merecia. Grandiosos filmes. Apenas frisando - Auto da Compadecida é um exemplo de alguns filmes que de longe sempre admirarei.

    ResponderExcluir
  6. Por favor coloca no site o filme A Hora e a vez de Augusto Matraga

    ResponderExcluir
  7. Ótima postagem gostei muito, ganhou um fã abraços.

    Me segue, que eu sigo de volta!

    http://nintudo.blogspot.com.br/

    https://plus.google.com/+NinTudo/

    ResponderExcluir
  8. Por favor, poste o fabuloso Ensaio sobre a cegueira.
    Adoro o site

    ResponderExcluir
  9. um filme nos quatro, seria possível e mais abruptamente fazer aqui https://filmesonline.video

    ResponderExcluir
  10. Se tiverem o filme Os Fuzis do Ruy Guerra, não o encontro de forma alguma... obrigado

    ResponderExcluir
  11. Por favor, coloca Tatuagem e Deserto Feliz. Seu site é incrível. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Não conte detalhes sobre a história e não ofenda os amiguinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...